Diretório Acadêmico e Monitoria

Diretório Acadêmico

O Diretório Acadêmico Cláudio Moacyr representa os interesses dos estudantes matriculados na FAFIMA, desde 1975. São mais de 40 anos de tradição acadêmica e cultural que promoveram rodas de estudo, sarais literários, peças teatrais, confraternizações, aulas extras, oficinas, palestras e debates políticos.

Sua missão é defender e apoiar os interesses dos estudantes ao:

  • Promover a fraternidade e harmonia entre alunos, professores e diretoria acadêmica;
  • Preservar o patrimônio moral, intelectual e cultural através de suas ações e de sua memória;
  • Apoiar os alunos em suas carências;
  • Contribuir com a produção quanto aos problemas da nação e da comunidade macaense, na via acadêmica e na via cultural.

Fundado em 27 de setembro de 1975 como DAFAMA (Diretório Acadêmico da FAFIMA) foi denominado desta forma até 1994, quando foi renomeado para Diretório Acadêmico Cláudio Moacyr em homenagem a um dos grandes ícones políticos da história de Macaé, o Doutor Cláudio Moacyr de Azevedo, que foi prefeito da cidade de 1967 até 1970 e no legislativo estadual possibilitara a criação da Fundação Educacional Luiz Reid, instituição sobre a qual foi fundado o Colégio Estadual Luiz Reid e a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé. Em sua história, o Diretório Acadêmico foi dirigido por grandes personagens políticos macaenses que já ocuparam posições do executivo e legislativo municipal, promoveu debates entre vereadores e candidatos a prefeito, estimulando o envolvimento do corpo acadêmico com as necessidades da cidade, principalmente na área da educação. O Diretório não falhou em promover eventos de enriquecimento cultural dos alunos na área das artes, da consciência social e do conhecimento prático pedagógico.

Monitoria

O programa de monitoria da Fafima tem por objetivo desenvolver a autonomia e a formação integral dos alunos. Busca estabelecer novos espaços de reflexão e aprofundamento dos saberes pedagógicos, contribuindo para o acesso do acadêmico à prática docente.

Ao atuar como monitor o aluno tem a oportunidade de compreender a importância da ética, do senso de responsabilidade, de cooperação e de sua constante atualização como um futuro professor.

São objetivos do Programa de Monitoria:

  • Despertar no aluno o interesse pelo magistério;
  • Criar condições para o aluno exercitar os conhecimentos adquiridos na disciplina objeto da monitoria;
  • Promover a melhoria do ensino de graduação através da interação dos alunos do programa com os corpos docente e discente;
  • Possibilitar maior interlocução entre os aspectos teóricos/práticos, ensino/pesquisa do curso de Pedagogia;
  • Complementar a formação acadêmica do aluno.

Para ser um aluno monitor da Fafima, deve-se estar regularmente matriculado em um curso de graduação e aprovado em processo seletivo do Programa de Monitoria para desenvolver, sob a supervisão de um professor orientador, atividades didático-pedagógicas, vinculadas a um Plano de Atividades.

A Fafima concede ao aluno monitor os seguintes benefícios:

  1. Receber certificado de exercício de monitoria;
  2. Ter a carga horária da monitoria computada nas atividades extracurriculares.