Pedagogia

Matemática
7 de junho de 2018

Licenciatura em Pedagogia:

Autorização: Decreto nº 73.375, de 27 de dezembro de 1973.
Reconhecimento: Decreto 81.904, de 10 de Julho de 1978.

O curso de pedagogia é formado por 8(oito) semestres, divididos ao longo de 4 (quatro) anos e se desdobra em todos os campos de estudo sobre a docência, gestão, orientação, supervisão educacional e coordenação pedagógica, voltando-se para a atuação em espaços sociais formais e não formais de ensino/educação.
Os pedagogos desenvolvem estudos nos campos da Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, entre outros, com a finalidade de construir um referencial teórico e um conjunto de ações que promovam o desenvolvimento e progresso do campo educacional.

O que você pode fazer:

Os principais campos de atuação profissional do pedagogo são as diferentes instâncias da Educação Básica, além de espaços formais e não formais de ensino:
  • Educação Infantil: atuando como docentes de sala regulares ou específicas em creches e na pré-escola. O educador das infâncias atua na formação dos pilaresda construção do conhecimento humano, promovendo a base do desenvolvimento das inteligências emocional, social e cognitiva
  • Ensino Fundamental: atuando como docentes do 1º segmento (1º ano ao 5º ano) em turmas regulares ou específicas. O pedagogo media o conhecimento das áreas de Linguagens, Ciências, Matemática e Ciências Sociais, desenvolvidos ao longo da história humana, e em articulação com os saberes discentes.
  • Ensino Médio (Modalidade Normal) atuando como docente na formação inicial docente. O curso normal é entendido como uma formação técnica básica para a docência da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Os pedagogos podem atuar nesse espaço como docentes nas disciplinas pedagógicas (História da Educação, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Didática, Políticas e Legislação Educacional).
  • Coordenação Pedagógica atuando principalmente na interface entre os docentes e a proposta pedagógicada escola. Nesse âmbito, o pedagogo dinamizaa formação contínua das equipes docentes, inter-relacionando as diferentes áreas de conhecimento e as relações pedagógicas entre docentes e discentes, dando unidade à instituição de ensino.
  • Orientação educacional: atuando neste espaço o pedagogo fortalece o vínculo entre a escola e a família, acompanhando o desenvolvimento de cada aluno e sua relação entre desenvolvimento pessoal e conhecimento escolar.
  • Supervisão educacional: atuando diretamente no acompanhamento dos processos de ensino de uma rede educacional, podendo esta ser pública ou privada, em especial, fortalecendo a orientação acerca dos aspectos legais e curriculares das práticas pedagógicas.
  • Gestão Educacional: atuando como gestor da unidade escolar, orientando e direcionando as pessoas e estratégias de trabalho dentro das instituições de ensino.

  • Espaços não formais de ensino e formação (necessitando de complementação na formação)
  • Setores administrativos: A ampla formação do pedagogo faz com que atue em várias instâncias administrativas, como por exemplo, Secretarias, Recursos Humanos, Orientação e Capacitação de Pessoas;
  • Espaços culturais e de formação: O pedagogo atua também em espaços de educação de museus, teatros, centros culturais e bibliotecas.
  • Setores empresariais: O pedagogo atua em empresas, espaços de formação e recrutamento de pessoas, espaços de orientação profissional, dinâmicas e itinerários formativos.
  • Hospitais: O pedagogo atua com crianças e jovens que passam por procedimentos de saúde, e não podem acompanhar o projeto pedagógico em ambiente escolar.

O Mercado de Trabalho:

A atuação do pedagogo é muito vasta e atende todas as demandas que necessitam de um profissional multifacetado, apto a atuar na pesquisa, docência e gestão em sua prática profissional. Seu trabalho pode ser desenvolvido tanto em empresas privadas como em setores públicos, articulando aprendizagem, formação e produção do conhecimento. O graduado recebe a titulação de Licenciado Pleno em Pedagogia, habilitado para: • O Magistério da Educação Infantil; • Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; • Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio – Modalidade Normal; • Administração Educacional; • Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional.