Biblioteca

BIBLIOTECA ANTERO DIAS LOPES

Antero Dias Lopes, macaense, poeta, vereador, idealizador da sociedade progresso literário.  Autor de Harpa do Meio Dia, com 68 poesias, seu primeiro livro de poesias.   Patrono da ACADEMIA MACAENSE DE LETRAS,  ocupando a cadeira de número 6, fundada em 1963.  Por falta de recursos financeiros, as reuniões tornaram-se esparsas até que em 1974, a Academia fecha suas portas, doando sua biblioteca para a FAFIMA.

A Biblioteca Central Antero Dias Lopes  da Faculdade de Filosofia e Ciências e Letras de Macaé é uma Biblioteca  Central da instituição, mantendo em seu acervo obras de todos cursos de graduação e de pós-graduação.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

A Biblioteca funciona das 16:30 às 21:30 h, de segunda-feira a sexta-feira.

ACESSO

O usuário tem acesso através dos catálogos de autor, título e assunto e pelo computador. O acesso às estantes é fechado, estando seu acervo organizado de acordo com a CDD (classificação decimal de Dewey) e catalogação seguindo as normas de referência bibliográfica e o AACR2.

Serão usuários internos da biblioteca os discentes, docentes e funcionários da FAFIMA, em pleno direito dos serviços prestados pela mesma.

A Biblioteca concentrará todo o seu acervo informativo científico ou não, em forma de livro, monografia, dissertação, tese, revista, jornal, fitas de vídeos, cd-rom, dvd’s.

Os usuários externos poderão utilizar o acervo da FAFIMA exclusivamente para consulta local.

INSCRIÇÃO

A inscrição na Biblioteca é permitida a todos os alunos, professores e funcionários da FAFIMA. No momento da inscrição, o usuário receberá uma carteira, que deverá ser apresentada sempre que utilizar os serviços da Biblioteca.

CONSULTA, EMPRÉSTIMO E RESERVAS

DO ACERVO DE LIVROS

As consultas e os empréstimos de livros serão realizados através de Contrato de Empréstimo/Consulta entre a Biblioteca e o usuário.

As consultas ao acervo de livros poderão ser feitas, sem formalidades, observando-se os seguintes critérios:

I- O acervo será franqueado a alunos, professores, funcionários administrativos e visitantes para consulta.

II-  Permitir-se-á consulta até (03) livros por vez.

III- As consultas serão admitidas somente no recinto da Biblioteca, mediante apresentação de documento de identidade com fotografia e a carteira da Biblioteca .

EMPRÉSTIMO

O empréstimo de livros da Biblioteca será permitido através de conferência automática da matrícula do aluno, professor e funcionário administrativo, no Sistema JBiblioteca.

O empréstimo de material bibliográfico pertencente ao acervo poderá ser feito para manuseio dentro e fora das suas dependências às seguintes categorias: Corpo Docente, Discente e funcionários mediante apresentação da carteira de identificação.

Alunos: O empréstimo será de, no máximo, três (03) livros, periódicos e similares (não podendo retirar mais de um exemplar de um mesmo livro), por um período de (07) sete dias.

RESERVA DE LIVROS

A reserva só será possível se o usuário estiver em situação regular com a Biblioteca. A reserva é exclusiva ao seu solicitante, sendo impossível a transferência para outro usuário.

O aluno, o professor e o funcionário poderão solicitar na Biblioteca a reserva de livros cujos exemplares já estejam todos emprestados. Os usuários entrarão na fila de espera, após a devolução de um exemplar para a Biblioteca.