Biblioteca

BIBLIOTECA ANTERO DIAS LOPES

Antero Dias Lopes, macaense, poeta, vereador, idealizador da sociedade progresso literário.  Autor de ¨Harpa do Meio Dia¨, com 68 poesias, seu primeiro livro de poesias.   Patrono da ACADEMIA MACAENSE DE LETRAS,  cadeira nº 6, fundada em 1963.  Por falta de recursos financeiros, as reuniões tornaram-se esparsas até que em 1974, a Academia fecha suas portas, doando sua biblioteca para a FAFIMA.

A Biblioteca Central Antero Dias Lopes  da Faculdade de Filosofia e Ciências e Letras de Macaé é uma Biblioteca  Central da instituição, mantendo em seu acervo obras de todos cursos de graduação e de pós-graduação.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

A Biblioteca funcionará das 16h às 22 h, de segunda-feira a sexta-feira.

ACESSO

O usuário tem acesso através dos catálogos de autor, título e assunto e pelo computador. O acesso às estantes é fechado, estando seu acervo organizado de acordo com a CDD (classificação decimal de Dewey) e catalogação seguindo as normas de referência bibliográfica e o AACR2.

Serão usuários internos da biblioteca os discentes, docentese funcionários da FAFIMA, em pleno direito dos serviços prestados pela mesma.

A Biblioteca concentrará todo o seu acervo informativo científico ou não, em forma de livro, monografia, dissertação, tese, revista, jornal, fitas de vídeos, cd-rom, dvd’s.

Os usuários externos poderão utilizar o acervo da FAFIMA exclusivamente para consulta local.

INSCRIÇÃO

 A inscrição na Biblioteca é permitida a todos os alunos, professores e funcionários da FAFIMA. No momento da inscrição, o usuário receberá uma carteira, que deverá ser apresentada sempre que utilizar os serviços da Biblioteca.

CONSULTA, EMPRÉSTIMO E RESERVAS

DO ACERVO DE LIVROS

As consultas e os empréstimos de livros serão realizados através de Contrato de Empréstimo/Consulta entre a Biblioteca e o usuário.

As consultas ao acervo de livros poderão ser feitas, sem formalidades, observando-se os seguintes critérios:

      I- O acervo será franqueado a alunos, professores, funcionários administrativos e visitantes para consulta.

        II-  Permitir-se-á consulta até (03) livros por vez.

       III- As consultas serão admitidas somente no recinto da Biblioteca, mediante apresentação de documento de identidade com fotografia e a carteira da Biblioteca .

EMPRÉSTIMO

O empréstimo de livros da Biblioteca será permitido através de conferência automática da matrícula do aluno, professor e funcionário administrativo, no Sistema JBiblioteca.

O empréstimo de material bibliográfico pertencente ao acervo poderá ser feito para manuseio dentro e fora das suas dependências às seguintes categorias: Corpo Docente, Discente e funcionários mediante apresentação da carteira de identificação.

Alunos: O empréstimo será de, no máximo, três (03) livros, periódicos e similares (não podendo retirar mais de um exemplar de um mesmo livro), por um período de (07) sete dias.

  Somente terá direito ao empréstimo o usuário que atender as seguintes condições:

a)      Não está em débito com a Biblioteca;

b)      Estar dentro do prazo limite de empréstimo estabelecido por usuário;

c)      Não possuir multas pendentes.

Não estarão disponíveis para empréstimo as obras de referências (legislação e códigos, enciclopédias e dicionários), monografias de graduação, teses, vídeos, obras raras e exemplares únicos.

DEVOLUÇÃO

A devolução deverá ocorrer na data prevista no comprovante de empréstimo. O não atendimento do prazo estabelecido será convertido em multa.

MULTA POR ATRASO

 Após o vencimento do prazo de empréstimo, se o usuário não devolver ou renovar o empréstimo dos livros, pagará uma multa de R$ 1,00 por dia de atraso, inclusive Sábado, Domingo e feriado. O não pagamento de multa ou não devolução do livro acarretará em suspensão do usuário por tempo indeterminado.

RENOVAÇÃO DE EMPRÉSTIMO

A renovação poderá ser feita quantas vez forem necessárias, a renovação só será possível mediante a apresentação do(s) livro(s) e só será efetivada, caso não exista lista de reserva para o(s) mesmo(s).

 Obras em atraso não serão renovadas.

RESERVA DE LIVROS

A reserva só será possível se o usuário estiver em situação regular com a Biblioteca. A reserva é exclusiva ao seu solicitante, sendo impossível a transferência para outro usuário.

O aluno, o professor e o funcionário poderão solicitar na Biblioteca a reserva de livros cujos exemplares já estejam todos emprestados. Os usuários entrarão na fila de espera, após a devolução de um exemplar para a Biblioteca.

LIVROS QUE NÃO SAEM DA BIBLIOTECA    

Os livros que não podem sair do recinto da Biblioteca não deverão ser emprestados em hipótese alguma, ficando disponível somente para consulta local.

EXTRAVIO OU INUTILIZAÇÃO DE OBRAS

Materiais perdidos e inutilizados são de total responsabilidade do usuário. A Biblioteca não se responsabiliza por obra perdida, danificada.

SERVIÇOS DE CÓPIAS

O serviço de cópias é terceirizado e, mediante pagamento, fornecerá reprodução de artigos de periódicos e de textos da legislação e da jurisprudência. Conforme a Lei dos Direitos Autorais (Lei 9.610/98), não é feita a reprodução total de qualquer tipo de material informacional. O horário de funcionamento do serviço é de 9h às 21 horas.

PRODUTOS E SERVIÇOS

Levantamento Bibliográfico:

          I – Serviço de busca e recuperação da informação realizada nos diversos suportes tecnológicos, referentes ao(s) assunto(s) solicitado(s).

Comutação Bibliográfica:

          I – O Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT) permite à comunidade acadêmica o acesso a documentos (cópias de revistas técnico-científicas, teses, dissertações, anais de eventos, etc.) em todas as áreas do conhecimento.

          II – O usuário deverá preencher um formulário de solicitação  do serviço  e entregar a referência completa do material desejado, o valor do documento é cobrado mediante a Tabela de preços do COMUT.

 Senhas de Periódicos On-line

          I –  Algumas editoras fornecem senhas para consultas de seus periódicos on-line, não importando o lugar de acesso. Maiores informações, favor procurar o balcão de atendimento da Biblioteca.

Seção de Referência

         I – Seção da Biblioteca destinada para consulta local, sendo composta por dicionários, enciclopédias, teses, dissertações, monografias, catálogos, guias e manuais, dentre outros.

Intercâmbio entre bibliotecas

          I – Efetua intercâmbio de informações e até mesmo de materiais com outras bibliotecas, auxiliando ainda mais o usuário na recuperação da informação.

SALAS DE ESTUDO EM GRUPO

São concedidas duas horas para cada grupo, agendadas previamente no balcão de atendimento da Biblioteca.

PROJEÇÃO DE VIDEOS

Será concedida uma hora para cada projeção, podendo ser marcados horários consecutivos, de acordo com a duração do vídeo.

PESQUISA INFORMATIZADA

Os computadores são, principalmente, para pesquisa em bases de dados on-line, nacionais e internacionais, acesso à Internet e estão equipados com programas básicos, como processador de texto Word e planilha eletrônica Excel.

POLÍTICA DE AQUISIÇÃO, EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO

                 A política de atualização é através de verba anual estipulada pela Direção e Tesouraria da Faculdade.

                 A seleção dos livros a serem adquiridos é feita a partir da solicitação dos professores, alunos e catálogos de editores, demandas anteriores não atendidas, estatísticas de uso da Biblioteca.

                  Anualmente é realizado um inventário, com a finalidade de retirar de seu acervo os livros desatualizados, danificados e ociosos, permitindo assim uma atualização constante de acordo com a necessidade de seus usuários.